Como balancear trabalho, estudo e vida pessoal
Como balancear trabalho, estudo e vida pessoal
“Estou estudando para entrar na área de tecnologia, e gostaria de saber se vou ter de trabalhar feito louco, como a gente vê nos filmes e memes, virando as noites e finais de semana sem dormir e sair”
Pergunta recorrente que recebo de meus alunos e assinantes do canal no YouTube da Bóson Treinamentos: Como balancear trabalho, estudo e vida pessoal?
A área de tecnologia é complicada, pois é uma área em constante mudança e evolução. E isso requer do profissional um fluxo constante de atualização de seus conhecimentos e habilidades, sob pena de se tornar obsoleto e não conseguir mais trabalho e remuneração.
Isso pode acarretar uma sobrecarga de trabalho (e estudo), o que, a médio e longo prazo, é altamente prejudicial à sua saúde física e mental.
Assim, é muito importante aprender a balancear a carga de trabalho ou estudo com descanso e distração adequados.
A ideia aqui é descobrir qual o seu ponto de equilíbrio – pois todos precisamos trabalhar e estudar, afinal temos muitas contas para pagar, filhos para sustentar, dívidas… e por aí vai.
Bem, quais são minhas dicas a respeito de como equilibrar trabalho, estudo e vida pessoal? O que eu recomendo é o seguinte:
- Tentar estabelecer horários específicos para trabalho e estudo. por exemplo, evitando fazer horas extras de forma desnecessária, e estudar de forma eficiente (sem barulhos, distrações, etc.; assim, você pode ter tempo sobrando).
- Aplique técnicas de estudo variadas para aumentar sua performance, e, assim, aprender mais em menos tempo.
- Aproveitar os dias de folga para realmente folgar – domingos ou sábados devem ser encarados como dias para limpar a mente e descansar o corpo – literalmente, se desconectar – nada de e-mails, conversas em whatsapp, ligações de clientes e chefes; mente calma e corpo descansados são garantia de trabalho e estudo mais eficientes e produtivos, inclusive.
- Ter um hobby pode ajudar a desconectar a mente do trabalho nas horas de folga, além de ser algo estimulante para a curiosidade, e muitas vezes, ajudando a criar conexões com pessoas de interesses similares.
- Atividade física. Pode até combinar hobby com a atividade física – por exemplo, correr, natação, caminhadas na natureza. Ou frequente uma academia. É importantíssimo pra sua saúde física e mental
- Arrumar tempo para a família e amigos. Provavelmente, esta é a dica mais importante de todas; pois, no final das contas, o que interessa na vida são nossos relacionamentos, amizades e estar junto das pessoas que a gente gosta. Festas, churrascos, viagens – tudo de bom.
- Alimentação: sempre saudável. Muita gente que trabalha com tecnologia acaba se alimentando muito mal, por exemplo vivendo à base de fast-food e refrigerante. A longo prazo é uma tragédia. E o que é uma alimentação saudável? Bem, eu recomendaria comer mais legumes e verduras, limitar açúcar, consumir menos alimentos gordurosos e beber água em vez de refrigerantes ou até mesmo de sucos de frutas industrializados. Coma as frutas, é muito melhor.
Ou, melhor ainda, consulte uma nutricionista a respeito. - Aprenda a controlar suas finanças – tentar poupar dinheiro e investi-lo, quitar dívidas ou, melhor ainda, nunca fazê-las é muito importante para que você não precise trabalhar mais do que o necessário, e para que possa ter tranquilidade financeira no futuro. Mas cuidado com quem promete lucros fáceis e exorbitantes, como muita publicidade que recebemos e muitos “influencers” nos prometem – é apenas ilusão.
Vá devagar. Não tente implementar tudo isso de uma vez, pois a chance de falhar é elevada. Tente mudar uma coisinha por vez, e você verá que, após um tempo, sua vida terá melhorado bastante – ou ao menos, não terá piorado.
Como é sua rotina diária? Escreva nos comentários abaixo e alimente essa discussão muito importante!
É isso aí!
Pingback: Agosto de 2024 no Diário Numismático: Museus Numismáticos, Exposições e Compras - Diário Numismático