Numismática

Agosto de 2024 no Diário Numismático: Museus Numismáticos, Exposições e Compras

Atividades de Agosto – 2024 no Diário Numismático

O mês de agosto de 2024 foi bastante agitado em termos de atividades numismáticas para mim. Entre visitas a exposições temporárias, museus numismáticos, viagens e aquisição de literatura, posso dizer que foi um período muito enriquecedor culturalmente e também materialmente, apesar de um pouco cansativo.

As principais atividades que realizei foram as seguintes:

  • Visita à Exposição 30 Anos do Plano Real – de A a Z
  • Visita ao Museu Numismático de Lima, no Peru
  • Visita ao Museu do Banco Central de Reserva do Peru (Banco Central de Reserva del Perú)
  • Aquisição de Livros, Catálogos e Revistas

Vamos a um breve resumo de cada uma delas.

Exposição 30 Anos do Plano Real – de A a Z

O MUB3, Museu da Bolsa do Brasil, localizado em São Paulo, realizou uma exposição temporária de nome “Os 30 Anos do Plano Real de A a Z”, comemorando, como o nome diz, três décadas desde a implementação de nossa atual moeda.

O Plano Real foi lançado em 1994, para tentar combater a hiperinflação que havia no país na época. Esse plano consistiu em uma série de medidas para conter a inflação e estabilizar a economia, e acabou resultando na criação de uma nova moeda, que é o Real que usamos até hoje.

O plano foi liderado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que acabaria sendo eleito duas vezes como Presidente do Brasil.

Exposição dos 30 anos do plano Real
Cada letra traz um verbete explicado sobre algum aspecto do Plano Real

A exposição se organiza em torno das 26 letras do alfabeto, e cada uma delas traz uma palavra relacionada ao Plano Real, contando assim sua história completa. Além disso, com esperado, há na exposição as cédulas das famílias do Real para visualização pelos visitantes.

A exposição pode ser visitada no local até o dia 12/10/2024, e tem entrada gratuita.

Cédulas da Segunda família do Real
Cédulas da Segunda família do Real

Localização: Edifício JB, na Rua João Brícola, 59 – Centro Histórico de São Paulo
Aberto de Segunda a Sexta das 09:00 às 18:00 e aos sábados das 10:00 às 16:00
Website: https://mub3.org.br/

Museu Numismático do Peru

Durante esse mês tive férias de meu trabalho, e aproveitei para fazer uma viagem ao exterior com minha esposa. Decidimos visitar algumas cidades no Peru, e uma delas foi a capital, Lima, a qual é um ponto de passagem obrigatório para quem vem de fora do país por via aérea.

Em Lima visitamos o Museu Numismático do Banco Central, que se localiza no centro histórico da cidade, por si só um local muito bonito. Ele ocupa o antigo local do Tribunal Maior de Contas, e mostra ao público todo o processo histórico do desenvolvimento do dinheiro no Peru, desde a criação da Casa da Moeda em 1565 até os dias de hoje.

Moedas de Ouro de 8 Escudos de Cuzco, República Peruana
Moedas de Ouro de 8 Escudos de Cuzco, República Peruana, 1826-1836

São 07 salas com peças numismáticas de grande valor material e cultural, com literalmente centenas de peças expostas, em ordem cronológica e muito bem apresentadas, com descrições detalhadas de cada períodos, tipo e denominação através do tempo.

Peças como os famosos 8 reales espanhóis, macuquinas peruanas, inúmeras moedas de ouro e prata do vice-reinado, da emancipação e da república, cédulas e bilhetes diversos compõem a coleção do museu, com grande qualidade e cuidado na exposição.

Cheque Provisional no valor de 1 Libra Peruana de Oro
Cheque Provisional no valor de 1 Libra Peruana de Oro, de 1921

Muitas moedas especiais também podem ser vistas, como as Libras Peruanas de Ouro, moedas da Confederação Peruano-Boliviana, moedas comemorativas e medalhas, além de bilhetes emitidos por diversos bancos, como os bancos de Tacna, Piura, Arequipa e Trujillo.

Cunho da moeda de 5 Soles de Oro comemorativa do Sequicentenário da Independência do Peru
Cunho da moeda de 5 Soles de Oro comemorativa do Sequicentenário da Independência do Peru (1971), com Tupac Amaru

Em um amplo salão no andar inferior do museu há ainda uma coleção fascinante de balanças antigas, cunhos e muitos cofres antigos de banco, alguns com quase dois metros de altura. Incríveis!

Recomendo a visita a esse museu de forma enfática, pois é um local imperdível para amantes da Numismática e da História do Dinheiro e dos Bancos. A entrada é gratuita, mas ele não abre nos finais de semana.

Cofre de Aço Herring´s na sala de Cofres, Balanças e Cunhos
Cofre de Aço Herring´s na sala de Cofres, Balanças e Cunhos

Museu do Banco Central de Reserva do Peru

Visitei também o Museu do Banco Central de Reserva do Peru (em espanhol: Museo del Banco Central de Reserva del Perú), ou MUCEN, que é um museu numismático, artístico e arqueológico localizado no centro histórico da cidade de Lima, no Peru.

Inaugurado em 1982, o museu fica no prédio que era ocupado pelo banco em si antigamente, e conta com três pavimentos onde é possível ver obras diversas de itens de cerâmica antiga, têxteis e pinturas variadas, além de alguns itens numismáticos, como moedas comemorativas lançadas pelo Banco Central do Peru.

Moedas Capitais Iberoamericanas
Série de Moedas Comemorativas das Capitais Iberoamericanas

No andar inferior (subsolo) é possível entrar na caixa-forte do banco, onde estão expostos objetos de civilizações pré-colombianas, como taças cerimoniais, máscaras, tumis (facas cerimoniais) e outros adornos, fabricados em ouro, prata e cobre.

Uma visita a esse museu vale muito a pena, e a entrada é gratuita. O museu numismático de Lima faz parte da mesma rede que este museu, além de existirem outros museus localizados em algumas outras cidades do país, como Trujillo, Piura e Arequipa.

Peças de Cerâmica da Cultura Mochica ou Chimu Precoce
Peças de Cerâmica da Cultura Mochica ou Chimu Precoce c. 100 a.C. a 800 d.C.
  • Localização do Museu do Banco Central de Reserva do Peru: Jr. Lampa com Jr. Ucayali, Cercado de Lima
  • Aberto de Terça a Domingo das 09:00 às 17:00
  • Website: https://mucen.bcrp.gob.pe/mucen/
Porta de Aço da Caixa Forte do Banco Central do Peru
Porta de Aço da Caixa Forte

Livros, catálogos e revistas adquiridos em sebos e livrarias

Aproveitando uma visita à Sociedade Numismática Brasileira, no centro de São Paulo, aproveitei para visitar alguns sebos e garimpar algumas obras interessantes, em diversos assuntos. Alguns dos itens que acabei adquirindo, com a temática Numismática incluem os seguintes:

  • Revista Money Trend, edições de 06/1986 e 09/1998. Trata-se de uma revista numismática de circulação em países de idioma alemão, presente na Suiça, Alemanha, Áustria e Liechtenstein. Hoje em dia existe apenas a versão online da publicação.
  • Livro Standard Catalog of United States Paper Money, 14ª edição. Catálogo de cédulas e afins dos Estados Unidos.
  • Livro El Papel Moneda del Banco de Mexico. Catálogo de papel-moeda do Banco do México.
  • Catálogo de Leilão  Fritz Rudolf Künker – Münzenhandlung, 25/06/2002.

Nesse mês também recebi o jornal da IBNS (International Bank Note Society). volume 63, número 02, da qual sou membro.

Material impresso adquirido em agosto/2024
Material impresso adquirido em agosto/2024

Novas postagens no blog

Neste mês também postei seis novos artigos no blog – não muito, devido à falta de tempo, mas ainda assim artigos de uma boa variedade de assuntos, incluindo Numismática, Finanças e Investimentos, Bem-Estar e Produtividade e Metais Precioso. Segue a lista dos artigos de agosto:

Resumo

Esse mês de agosto foi bastante movimentado aqui no Diário Numismático. Visitei algumas exposições interessantes, e como estava de férias da empresa viajei para o exterior e acabei visitando também museus muito interessantes, de alto valor cultural – no caso, no Peru. Vou falar mais sobre eles de forma aprofundada em outros artigos.

Também fiz algumas compras numismáticas como livros e revistas, e também adquiri algumas moedinhas lá no exterior numa banquinha de moedas que eu encontrei em uma feira de artesanato e antiguidades na cidade de Arequipa, que fica no sul do Peru, na região dos vulcões (que são um show à parte!).

Ainda assim faltou o tempo para realizar algumas outras atividades que eu tinha programadas, como por exemplo (mais) uma visita ao Itaú Numismática. que provavelmente vai ficar para o mês de setembro, além dos meus habituais passeios pelas feiras de antiguidades de São Paulo e as visitas à sede da Sociedade Numismática Brasileira.

Mês que vem tem mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *