Metais Preciosos

Os 10 Maiores Produtores de Prata do Mundo

Quais são os 10 Maiores Produtores de Prata do Mundo?

A prata é um metal precioso conhecido por seu brilho característico, elevada maleabilidade e por ter a maior condutividade elétrica entre todos os metais. Presente na natureza em estado nativo ou combinada com outros minerais, ela tem enorme aplicação na indústria, na eletrônica, na joalheria, medicina e na cunhagem de moedas.

No campo econômico, a prata desempenha um papel relevante tanto como matéria-prima industrial quanto como ativo financeiro, sendo negociada como commodity e considerada uma alternativa de proteção em cenários de instabilidade. Seu valor de mercado é sensível à demanda tecnológica e ao comportamento do mercado global, o que a torna uma peça importante na produção industrial e na economia global.

A produção mundial de prata em 2023 foi de 25846 t, equivalentes a 831 milhões de onças troy.

Um dado interessante é que a produção das minas de prata no mundo já vem diminuindo há quase de anos. Em 2016 a produção atingiu seu pico com 25517 MT de prata produzidas, e vem caindo desde então. Enquanto isso, a demanda superou a oferta por três anos seguidos, e o Silver Institute projeta outro déficit de mercado para o ano de 2024.

Isso ocorre principalmente por conta do rápido aumento da demanda industrial, devido especialmente ao crescimento do setor de energia solar.

Quase 80% da produção de prata mundial é obtida como subproduto da mineração de outros metais, como o cobre e o chumbo, por exemplo.

Dados Técnicos da Prata

A prata é um elemento químico de símbolo Ag, derivado do latim argentum. Possui número atômico 47 e está localizada no grupo 11 da Tabela Periódica, ao lado do cobre e do ouro, com os quais compartilha propriedades químicas semelhantes.

Características da prata:

  • Símbolo químico: Ag
  • Número atômico: 47
  • Massa atômica: aproximadamente 107,87 u
  • Densidade: 10,49 g/cm³ (a 20 °C)
  • Ponto de fusão: 961,78 °C
  • Ponto de ebulição: 2.162 °C
  • Abundância na crosta terrestre: cerca de 0,075 ppm (partes por milhão)
  • Condutividade elétrica: 62,1 × 10⁶ S/m (a 20 °C), sendo o maior valor entre todos os metais

Trata-se de um metal muito empregado em joalheria, instrumentos ópticos, fotografia (embora em menor escala atualmente), fabricação de circuitos eletrônicos, painéis solares, na medicina, fabricação de espelhos, e também na cunhagem de moedas e medalhas entre outras aplicações.

Por possuir uma elevada condutividade elétrica e térmica, a prata é um material insubstituível em diversas aplicações industriais e tecnológicas.

A seguir temos os dez maiores produtores de prata do mundo, em ordem crescente de produção. Os dados são de 204, referentes ao ano de 2023 (os mais recentes disponíveis quando o artigo foi escrito), e os valores estão expressos em toneladas métricas (t)

Maiores produtores de prata do planeta

Quais são os dez maiores produtores de prata da atualidade? Vejamos:

10. Cazaquistão

Com uma produção de 990 toneladas métricas (t), o Cazaquistão ultrapassou a Argentina como o décimo maior produtor mundial de prata.

A principal empresa produtora de prata no Cazaquistão é a KAZ Minerals.

9. Estados Unidos

Com reservas estimadas em 23.000 t, os Estados Unidos produziram 1020 t, ficando ligeiramente à frente do Cazaquistão neste ano.

Os principais estados produtores são o Alasca e Nevada, sendo que a companhia Hecla Mining é a maior produtora de prata dos EUA, com operações no Alasca (mina de Greens Creek) e no estado de Idaho (mina Lucky Friday).

8. Rússia

A Rússia teve um pequeno declínio em sua produção anual de prata, com uma diminuição de 80 t em relação ao ano anterior. Assim, sua produção ficou em 1200 MT, colocando-a na oitava posição deste ranking.

A principal empresa produtora de prata na Rússia é a Polymetal International, do Cazaquistão, com minas de prata e de ouro no país. Recentemente sua operação na Rússia foi vendida para a companhia Mangazeya Minig, por conta dos riscos de operação na região – não podemos nos esquecer que a Rússia ainda está em guerra com a Ucrânia.

7. Bolívia

A produção boliviana foi de 1200 t, tendo também diminuído um pouco em relação ao ano anterior, com uma baixa de 14 toneladas métricas, colocando-a praticamente empatada com a produção russa.

Com reservas estimadas em 22.000 t, a Bolívia possui diversas minas de prata, principalmente na histórica região de Potosí, um dos locais mais argentíferos do planeta, explorado há vários séculos.

6. Austrália

Também praticamente empatada com a produção da Rússia e da Bolívia, a Austrália produziu 1200 t de prata em 2023, com um pequeno aumento na produção de 33 t em relação ao ano anterior.

A principal empresa produtora de prata na Austrália é a South32, que explora a mina de Queensland´s Cannington, a mais produtiva no país.

5. Polônia

A Polônia produziu 1300 t no período, possuindo grandes reservas de prata ainda por explorar, da ordem de 63.000 t, o que a coloca como o quinto maior produtor de prata no mundo.

A principal produtora polonesa é a companhia KGHM Polska Miedz, que também é uma das maiores produtoras de prata do mundo.

4. Chile

Com uma diminuição de 126 t em relação ao ano anterior, a produção chilena foi de 1400 t, e as reservas de prata do Chile são estimadas em 26.000 t.

A maior parte da produção de prata chilena é obtida como subproduto da produção de outros metais, como o cobre e o ouro. A principal empresa produtora no Chile é a estatal Codelco, que também é uma das maiores produtoras de prata no planeta.

Outras empresas mineradoras de prata que atuam no Chile incluem a Glencore, Kinross Gold e a BHP.

3. Peru

Com um pequeno aumento de 21 t em sua produção, o Peru é o terceiro maior produtor de prata do mundo, com uma produção de 3100 t. O país também é lar das maiores reservas de prata do planeta, com estimadas (e impressionantes) 98.000 t de prata para ser explorada.

A principal mina do país é a mina de Antamina, que produz a prata como um subproduto da produção de cobre, e é operada por um consórcio de empresas que incluem a Glencore, BHP, Teck Resources e a Mitsubishi.

2. China

Com uma produção de 3400 t, a China é atualmente o segundo maior produtor de prata do mundo, com a maior parte de sua produção sendo subproduto da mineração e outros metais.

A maior produtora do país é a companhia Silvercorp Metals, que além de prata também produz chumbo e zinco; diversas outras mineradoras são empresas privadas no país.

1. México

Mais uma vez, o México foi o maior produtor de prata do mundo, com uma impressionante produção de 6400 t, quase o dobro da produção chinesa no período, e equivalente a cerca de 24% da produção mundial do metal.

Sua produção inclusive aumentou em relação ao ano anterior, tendo produzido 205 t a mais do que em 2022.

A maior empresa produtora de prata do país é a Fresnillo, que também é a maior produtora de prata do planeta.

Duas das maiores minas de prata do mundo estão localizadas no México, mais precisamente no estado de Zacatecas: as minas de Fresnillo´s Zacatecas e Newmont´s Peñasquito, que também é a maior mina a céu aberto do país. O segundo estado que mais produziu foi o estado de Chihuahua.

Além de ser o maior produtor de prata do mundo, o México é o oitavo maior produtor de ouro do planeta.

E o Brasil, produz prata?

O Brasil também produz prata, apesar de em quantidade muito menor do que os países do Top 10 acima citados. Em 2023 foram produzidas 102,64 t de prata no Brasil, equivalentes a cerca de 3,3 milhões de onças troy (oz) do metal precioso.

Os principais locais onde se encontra prata no Brasil são os estados de minas Gerais, São Paulo e Paraná, geralmente associada a ouro ou chumbo.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *